Blog do Coletivo Comando da Base, judiciários do TJSP. Sem você não tem luta. Sem luta nada vai mudar.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Comando da Base - boletim nº 22 e Encontro Estadual
Este é o boletim nº 22 do Comando da Base. Contém matérias sobre: 1,57% em novembro; divulgação do Encontro Estadual em São Paulo no dia 26/11; condições de trabalho; e texto sobre a Campanha “10% do PIB já para a educação pública” e seu plebiscito.
Neste momento, concentramos nossos esforços na divulgação do Encontro Estadual e para isso, contamos com a colaboração de toda(o)s. Serão distribuídas 16 mil cópias do boletim, além da divulgação por outros meios.
Consideramos que o Encontro será uma oportunidade para que cada funcionária(o) do TJSP tenha contato com temas importantes que influenciam nossas condições de trabalho e de vida.
Os debates prometem elevar o nível das discussões e o grau de consciência política. Acreditamos que a base da categoria precisa ser ouvida. Queremos democracia, transparência, ampla participação, certos de que as discussões, o diálogo e a voz da base são indispensáveis.
Além disso, a realização deste Encontro é importante para fazer um balanço da Campanha Salarial 2011. Também é uma iniciativa para antecipar a organização e mobilização da categoria, visando reunir forças e preparar a Campanha Salarial 2012.
Continuamos na luta porque nos importamos. Queremos que a categoria volte a ter uma cultura sindical, que se interesse por suas questões; participe, questione, seja “protagonista” e não “coadjuvante” nos processos de discussão, organização, reivindicação e negociação. Este é nosso objetivo desde o início. Acreditamos seguir firmes e coerentes nesse propósito.
Lembramos ainda, que este Encontro é realizado por iniciativa e com organização do Comando da Base, com apoio da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular). Também conta com o apoio das recém-nascidas organizações sindicais irmãs: SINDJESP-Caieiras e São Paulo; SINDJESP-ABCDMR; SINDJESP-RMSP (Região Metropolitana de São Paulo); SINDJESP-Campinas; SINTRAJUS (Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira); além da ASSOJUBS.
Toda(o) ao Encontro Estadual!
domingo, 6 de novembro de 2011
Condições de trabalho.
Há tempo o TJSP frequenta noticiários com uma série de denúncias sobre as condições dos prédios. Nas últimas semanas as notícias se concentraram na situação caótica do prédio onde estão instalados o JEC e a Vara da Infância da Lapa, zona Oeste da Capital. As denúncias vão da falta de acesso para deficientes, cujas audiências são realizadas até na calçada, além de rachaduras no edifício, encanamentos aparentes e com vazamentos, falta de banheiros etc.
Em muitos prédios da Capital e por todo o Estado a situação não é diferente. João Mendes, Jabaquara, Santo Amaro, Itaquera, Santo André, Lapa, são alguns exemplos. Muitos não têm sequer alvará dos bombeiros para funcionamento. Sem saber, funcionários, advogados e usuários estão constantemente sujeitos a situações de risco. Como se não bastassem as questões de salubridade e segurança, as condições de trabalho também são precárias.
Há prédios em que as condições gerais já são terríveis e a iluminação é parcialmente desligada para economia de energia, dificultando ainda mais o trabalho. As deficiências do sistema informatizado atormentam a vida de quem trabalha nos cartórios e quem precisa de atendimento. Fóruns em que Assistentes Sociais e Psicóloga(o)s não têm espaços adequados, em alguns casos não há mesas nem computadores para trabalhar.
No próprio Setor Psicossocial onde são atendidos funcionários, as salas são inadequadas e pacientes reclamam da falta de privacidade.
Que espécie de serviço público pode ser prestado nestas condições?
A ironia está no fato de que os recursos que o TJ alega faltarem para solução de questões básicas como estas, não faltam para manter estruturas luxuosas e modernas na segunda instância, nem para o pagamento de “indenizações” milionárias para juízes e desembargadores.
* Matéria integrante do boletim nº 22 (novembro/2011) do Comando da Base, com "layout" adaptado para este blog.
Por que investir 10% do PIB na Educação Pública já?
Começa hoje o plebiscito da Campanha pelo investimento de "10% do PIB na Educação Pública já!"
Leia a matéria constante do boletim nº 22 do Comando da Base. Mais informações pelo link: http://cspconlutas.org.br/2011/10/materiais-para-o-plebiscito-da-campanha-pelos-10-do-pib-para-a-educacao-publica-ja/
Leia a matéria constante do boletim nº 22 do Comando da Base. Mais informações pelo link: http://cspconlutas.org.br/2011/10/materiais-para-o-plebiscito-da-campanha-pelos-10-do-pib-para-a-educacao-publica-ja/
sábado, 5 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)