domingo, 6 de novembro de 2011

Condições de trabalho.

            Há tempo o TJSP fre­quenta noticiários com uma série de denúncias sobre as condições dos prédios. Nas últimas se­manas as notícias se concentraram na situa­ção caótica do prédio onde estão instalados o JEC e a Vara da Infância da Lapa, zona Oeste da Capital. As denúncias vão da falta de acesso para deficientes, cujas audiên­cias são reali­zadas até na calçada, além de racha­duras no edifício, enca­na­mentos aparen­tes e com vaza­mentos, falta de banhei­ros etc.

Em muitos prédios da Capi­tal e por todo o Estado a situação não é diferente. João Men­des, Jabaquara, San­to Amaro, Itaquera, San­to André, Lapa, são alguns exemplos. Muitos não têm sequer alvará dos bom­beiros para fun­c­ionamento. Sem sa­ber, funcio­nários, ad­vo­gados e usuários estão cons­tantemente sujeitos a situações de risco. Como se não bastassem as questões de salu­bri­dade e segurança, as condi­ções de trabalho tam­bém são precárias.

Há prédios em que as con­dições gerais já são terríveis e a ilumi­nação é parcial­mente desligada para eco­nomia de ener­gia, difi­cul­tando ainda mais o tra­balho. As defi­ciências do sistema informati­zado a­tor­­mentam a vida de quem tra­balha nos car­tó­rios e quem precisa de atendi­mento. Fóruns em que Assis­tentes Sociais e Psi­cóloga(o)s não têm es­paços ade­quados, em alguns ca­sos não há mesas nem com­putadores para tra­ba­lhar.

No próprio Setor Psicos­social onde são aten­didos funcionários, as salas são inadequadas e pacien­tes reclamam da falta de privacidade.

Que espécie de serviço público pode ser prestado nestas condições?

A ironia está no fato de que os recursos que o TJ alega faltarem para so­lução de questões bási­cas como estas, não fal­tam para man­ter es­tru­turas luxuosas e mo­der­nas na segunda ins­tân­cia, nem para o paga­mento de “indeni­zações” milio­nárias para juízes e desem­bar­gadores.
* Matéria integrante do boletim nº 22 (novembro/2011) do Comando da Base, com "layout" adaptado para este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário